As Mangueiras Hidráulicas são elementos de ligação entre dois pontos, são bastante flexíveis e servem para o transporte de materiais sólidos, líquidos e gasosos.
Geralmente os fluidos conduzidos por essas mangueiras são derivados de petróleo, fluidos lubrificantes, sintético, emulsões, óleos minerais, água, ar comprimido etc.
As Mangueiras Hidráulicas são muito confiáveis, normalmente aplicadas em sistemas onde existe a necessidade de força. Entenda mais sobre o assunto lendo este artigo!
Por que escolher as Mangueiras Industriais?
Uma das grandes vantagens de adquirir Mangueiras Hidráulicas é o fato delas suportarem pressões internas. E para que você entenda melhor, cada tipo de utilização determina um tipo de pressão de condução interna, que pode ser leve, média ou alta.
As Mangueiras Industriais, chamadas também de Mangueiras Montadas, são comercializadas em conjuntos que contém: mangueiras reforçadas, terminais e conexões, prontos para o uso.
São fabricadas e disponibilizadas em diversos tamanhos e espessuras, utilizadas em diferentes aplicações para a montagem de máquinas especiais na indústria siderúrgica, petrolífera ou para circuitos hidráulicos.
Para que as Mangueiras Hidráulicas se tornem ainda mais resistentes, elas costumam ser fabricadas em aço reforçado na parte interna, e revestimento externo flexível.
Esses materiais de produção garantem resistência em contato com os produtos aos quais as mangueiras são submetidas.
As Mangueiras Industriais são desenvolvidas para solucionar uma série de problemas apresentadas anteriormente com as tubulações.
Elas permitem maior flexibilidade, variadas conexões e articulações em processos simples ou complexos de fabricação e os mais diversos sistemas hidráulicos.
Com o uso das Mangueiras Hidráulicas é possível aumentar a confiabilidade no funcionamento dos diferentes equipamentos, possibilitando a absorção de vibrações e facilitando a conexão e montagem dos processos industriais.
No mercado, existem diferentes modelos, bitolas e características específicas destinadas a sua utilização, com tramas especiais para o transporte de materiais sólidos, líquidos e gasosos.
Essas mangueiras são regulamentadas por normas internacionais, que garantem sua qualidade e segurança, como as seguintes:
- Normas Europeias: EN 853 para mangueiras trançadas (média e alta pressão) e EN 856 para mangueiras espiraladas (super alta pressão);
- A norma americana é a SAE J517 série 100R / 100R19;
- A norma brasileira é a NBR 14831.
A utilização das Mangueiras Hidráulicas nos processos industriais
As Mangueiras Hidráulicas são usadas muitas vezes para substituírem tubulações, por trazerem mais praticidade na montagem e segurança ao sistema.
Com o uso desse tipo de mangueira é possível poupar o trabalho de acoplar as outras peças que formam o circuito hidráulico, o que também reduz o tempo gasto. O custo também é reduzido quando se usa mangueiras prontas.
Essas Mangueiras atendem diferentes necessidades e são indicadas para o uso em diferentes áreas como, por exemplo:
- Elevadores;
- Injetoras;
- Indústria em geral;
- Máquinas e equipamentos diversos;
- Máquinas e processos agrícolas;
- Prensas;
- Sistemas Hidráulicos;
- Soldagem;
- Veículos leves e pesados.
Preste atenção também à compatibilidade da mangueira. Existem três tipos principais de líquidos que vão passar por uma Mangueira Hidráulica que são: petróleo, óleo sintético e um líquido com alto teor de água.
Essas Mangueiras são capazes de transportar o petróleo e líquidos com alto conteúdo de água, mas óleos sintéticos exigem materiais de mangueira dedicados. As classificações de compatibilidade estão disponíveis a partir do fabricante ou da literatura de recursos.
Há ainda a compatibilidade da Mangueira, conforme a temperatura, pois elas são expostas a duas: temperatura do líquido interno e temperatura de trabalho externo.
Como resultado, as mangueiras são classificadas para o desempenho tanto em termos de temperaturas, com uma classificação de funcionamento máximo e mínimo da temperatura.
Superior a estas classificações podem resultar em reduzida vida útil ou até mesmo falha, por isso é pertinente usar uma mangueira que está devidamente classificada para a temperatura do líquido e a temperatura ambiente.
Por fim, há a compatibilidade de mangueira, conforme a pressão. Geralmente, as Mangueiras Hidráulicas são projetadas para suportar uma pressão mínima e máxima tanto internamente como externamente.
Qualquer uma destas classificações pode restringir severamente o desempenho da mangueira. Classificações de pressão ou recomendações para um tipo específico de mangueira são geralmente disponíveis a partir do fabricante.
Benefícios em utilizar mangueiras hidráulicas em seu projeto
São diversos os benefícios de uma Mangueira Hidráulica, entre eles podemos mencionar, principalmente, a sua versatilidade, devido poder ser aplicada em diferentes lugares. Elas também são seguras, resistentes e duráveis.
As Mangueiras Hidráulicas são construídas basicamente de três camadas que ajudam a manter um fluxo consistente e confiável de líquido, ao mesmo tempo em que protegem o conjunto total de quebrar, como resultado de desgaste ou abrasão.
Podemos citar e especificar as três camadas que compõem essas Mangueiras Hidráulicas, são elas:
- Tubo interno: o tubo interno é projetado para ser compatível com o líquido que transporta, permitindo a elasticidade de fluxo livre e resistente à pressão. Este tubo é muitas vezes feito a partir de PDFE (Teflon), termoplástico, ou borrachas sintéticas;
- Camada de reforço: Esta camada envolve o tubo interno e é composta de uma espiral ou de malha metálica. Este conjunto apoia o tubo, protegendo contra os rasgos.
- Camada externa: Esta camada é feita de materiais rígidos e têm a capacidade de proteger o interior da mangueira.
Há ainda outras formas de construir Mangueiras Hidráulicas, devido à variedade de aplicações, produtos químicos e as pressões que serão submetidas.
Existem muitos modelos de Mangueiras Hidráulicas, podemos falar das Reforçadas, Enroladas, Onduladas, Articuladas e Multi-elemento. Entenda melhor a função de cada uma abaixo:
- Reforçadas: contendo três camadas básicas, além de amortecedores extras na camada de reforço, geralmente em forma de trança têxtil, arame trançado, ou material de fio espiral ao redor do tubo interno.
- Enroladas: mangueiras semi-rígidas projetadas para a expansão e fáceis de guardar. Como essas mangueiras são enroladas, podem esticar de tal maneira que não colocam pressão desnecessária sobre os materiais de mangueira.
- Onduladas: utiliza o processo de corrugação, nesse caso o processo manifesta-se como tópicos pequenos ou dobras no material da mangueira, como uma sanfona, que permitem que a mangueira se expanda e comprima sem danificar a carcaça.
- Articuladas: mangueiras articuladas são construídas em seções, com eixos rígidos conectados por articulações flexíveis. A articulação permite que as mangueiras façam curvas ou girem em torno de outros componentes.
- Multi-elemento: mangueiras que envolvem vários tipos de elementos, como todos esses listados acima.
Existem também diferentes tipos de materiais de mangueiras, cada um adequado ao seu uso. Podemos falar de alguns materiais como esses a seguir:
NBR, Nitrílica, Buna-N
- Excelente resistência a óleo e combustíveis;
- Baixa resistência ao tempo e intempéries;
- Frequentemente misturado com PVC, para uso como cobertura;
- Usualmente utilizado em mangueiras para uso geral, combustíveis e hidráulica.
Neoprene
- Excelente resistência à abrasão e ao tempo;
- Boa resistência à chama;
- Boa resistência a óleo;
- Usualmente utilizado como cobertura e tubo interno de Mangueiras Hidráulicas.
PKR/CPE
- Excelente resistência a óleos e combustíveis;
- Excelente resistência à temperatura (-46°C a 150°C);
- Boa resistência química;
- Resistência à intempéries.
EPDM / BUTIL
- Boa resistência à intempéries, aquecimento e ao tempo;
- Moderada resistência química;
- Não é resistente à chama e óleo;
- Uso comum em mangueiras para uso geral, vapor e em mangueiras mais baratas para condução de fluidos químicos.
Silicone
- Não transfere cheiro e gosto ao sistema;
- Boa resistência química;
- Resistente a ozônio e raios ultravioletas;
- Não condutivo;
- Excelente resistência à temperatura (-17°C a 315°C).
As Mangueiras Hidráulicas podem atender a diferentes tipos de pressões, cada modelo serve para baixa, média, alta ou super alta pressão.
Lembre-se sempre que é muito importante usar Mangueiras compatíveis com os fluidos a serem conduzidos.
Procure sempre por empresas e profissionais confiáveis que fazem testes de desempenho e resistência das mangueiras, cumprindo adequadamente as normas de fabricação e segurança internacionais.
Procurando por Mangueiras Hidráulicas de qualidade? Fale Conosco agora mesmo!
A Mack Flex atua na distribuição de materiais de manutenção industrial desde 2012, o que inclui as linhas pneumáticas, mangotes, mangueiras, correias, EPIs, abraçadeiras, entre muitos outros.
Contamos com um grande estoque de produtos, oferecendo as melhores marcas do mercado, com uma equipe preparada para atender todas as suas necessidades.
Faça um orçamento agora!