Escolher uma linha de correias industriais de qualidade faz toda a diferença em seu projeto. Elas estão presentes em diversos equipamentos da indústria, ajudando no bom funcionamento do sistema.
É importante que elas tenham força suficiente para acionar o dispositivo de sincronia, tendo uma boa base de fabricação, matéria-prima e resistência.
Existem diversos tipos de correias, cada uma funciona de uma maneira e para determinada aplicação, por isso é importante conhecer seus modelos e escolher o mais adequado. Veja mais sobre o assunto a seguir!
Você sabe o que são as Correias Industriais?
As correias industriais são itens essenciais em sistemas da indústria. Elas ajudam os equipamentos a funcionarem corretamente, transmitindo força e movimento de uma polia ou engrenagem para a outra.
São peças muito eficientes, de alta qualidade, e muito melhores do que sistemas manuais e mais simples. Ajudam a otimizar o trabalho industrial.
A linha de correias industriais de boa qualidade oferece elevada resistência ao entrar em contato com óleo e graxa. Pode ser aplicada na indústria têxtil, em máquinas de costura, indústria de relojoaria, óticas, gráficas, dentre muitos outros.
As correias industriais mais comuns são fabricadas em Poliuretano (PU), este material costuma ser feito de camadas de lonas e borrachas vulcanizadas, garantindo maior desempenho, principalmente por sua flexibilidade.
Linha de correias industriais: do que são feitas?
Existem variados tipos de linha de correias industriais, de materiais diversos, contendo diâmetros diferentes e aplicações. Podemos mencionar as principais abaixo:
- Correias Industriais de Poliuretano;
- Correias Industriais Transportadoras;
- Correias Industriais de Transmissão;
- Correias Industriais Elevadoras.
Todas essa linha de correrias industriais possui funções e tecnologias diferentes, por isso é importante entender as características e aplicações de cada uma, para que você saiba escolher o modelo ideal para o seu projeto. Existem ainda muitos outros como, por exemplo:
- Correias Industriais de Borracha;
- Correias Industriais Sem Fim;
- Correias Industriais Abertas;
- Correias Industriais Especiais;
- Correias Industriais Micro V;
- Correias Industriais em V;
- Correias Industriais Planas.
É muito importante buscar empresas e profissionais que entendem do assunto para te auxiliar da melhor forma e indicar a linha de correias industriais ideal para a sua necessidade. Podemos também exemplificar alguns tipos de correias para que você entenda como funcionam:
- Correias Industriais Planas
As Correias Industriais Planas, por exemplo, foram as primeiras a serem utilizadas pela indústria moderna. Inicialmente confeccionadas em couro e outros materiais que garantissem maior resistência a atritos e as forças geradas pelo maquinário, além de permitir transportes à longa distância dentro da unidade fabril.
Embora eficientes na transmissão de grandes forças e cargas por longas distâncias, esse tipo de correia desalinhava facilmente, interrompendo o processo produtivo até resolver o problema.
Com os problemas de desempenho gerado pelas correias planas, tornou-se necessário desenvolver um tipo de correia industrial com o objetivo de proporcionar maior eficiência e evitar interrupções no processo produtivo.
- Correias Industriais em V
Depois da Correias Planas, surgiram as Correias Industriais em V, cujo desenho compacto trazia inúmeras vantagens em relação às planas, sendo que a principal delas é uma melhor distribuição das cargas suportadas, evitando desalinhamentos constantes.
Sendo assim, esse tipo de correia industrial também diminuía consideravelmente o nível de ruído do maquinário, tornando o ambiente mais cômodo e suportável.
- Correias Industriais Sincronizadas ou Dentadas
Já a linha de Correias Industriais Sincronizadoras ou Dentadas são as mais utilizadas no mundo. Geralmente aplicadas no setor automotivo, em motores, onde não pode haver alteração na relação. O sincronismo ocorre entre o pistão e as válvulas para que a explosão e a exaustão ocorram no tempo certo.
Correias sincronizadoras ou correias dentadas, são correias em que o torque e a potência transmitidos para a polia não dependem do atrito para tal tarefa. Isso ocorre porque a correia dentada se encaixa nos canais da roda dentada.
Elas se diferenciam de outros modelos, como as correias sextavadas ou em ‘v’, pois atendem a um grande leque de possibilidades de tamanhos, sendo usadas de muitas maneiras dentro do mercado industrial. Essas peças atendem diretamente os perfis diretos XL, L, H, T10, 8M e 14M.
São aplicadas como melhor opção a esses perfis porque, diferente da correia em v, essas peças ampliam duas vezes mais a capacidade de transmissão de potência ao aparelho, sendo uma ótima opção a equipamentos de grande porte.
Outro ponto de diferença é que essas são peças que não precisam de muita manutenção e o tempo entre as trocas das correias é bem menor, quando essas peças são adquiridas de um bom fabricante.
- Correias Industriais Sem Fim
As Correias Industriais Sem Fim são correias sem emenda, fabricadas sob rigorosos procedimentos de qualidade que garantem seu dimensional perfeito.
- Correias Industriais Micro V
As Correias Industriais Micro V podem ser aplicadas com polias de diâmetros inferiores, neste caso, em comparação às de perfil V.
Diferente das correias habituais, a Micro V possui menor espessura e maior largura, proporcionando uma maior flexibilidade e transmissão de força, garantindo um melhor desempenho.
O esforço que a Micro V recebe é distribuído uniformemente, devido ao suporte específico aos cordonéis. Além disso, todas as polias se encontram no mesmo plano, permitindo que uma única correia seja capaz de acionar todas as demais sem grandes dificuldades.
As Correias Industriais micro V são utilizadas em polias frisadas por garantir um encaixe perfeito e o consequente ganho em produtividade na transmissão de energia.
- Correias Industriais Abertas
A linha de correias industriais abertas são utilizadas para movimentações lineares e tecnologia de transporte. As correias de poliuretano abertas (sem fim) apresentam uma alternativa especial para sincronismo e transmissões.
Utilizadas especialmente para movimento linear (portas automáticas, transportadores automáticos e elevadores), posicionamento de precisão, máquinas ferramenteiras, máquinas de controle numérico X-Y.
Quando trocar as correias industriais?
O objetivo principal das correias industriais é trazer maior agilidade nas fábricas, de forma que os equipamentos trabalhem corretamente, sem atrasos ou sobrecargas nas etapas dos processos.
Essas peças também são usadas para transmitir energia a partir de um eixo para outro. Elas podem ser planas sem fim, por exemplo, o que proporciona a neutralização dos efeitos das emendas e também podem ser leves, médias, extra médias, pesadas e extrapesadas.
No geral, a linha de correias industriais, assim como as mangueiras industriais, têm origem e teve seu uso difundido na Revolução Industrial.
Foi preciso desenvolver sistemas mecânicos confiáveis, robustos e que funcionassem adequadamente, devido a crescente necessidade de se obter produtos em larga escala de forma rápida.
Elas são as responsáveis por transferir força e movimento de um ponto até o outro. Possuem diversos modelos e formatos adaptando-se em diferentes tipos de projetos. Estão muito presentes na área agrícola, industrial e automotiva.
É importante que elas passem pelo processo de manutenção para que durem por mais tempo. É preciso realizar a sua limpeza de forma correta, nas primeiras 50 horas de trabalhos dela.
Após 100 horas de uso, por exemplo, é importante verificar a sua tensão e desgaste, pois é nesse momento em que ela passa a ser mais exigida no funcionamento dos equipamentos.
Quando a manutenção não for suficiente é muito importante realizar a troca da linha de correias industriais. No caso da correia dentada de um motor ela deve ser trocada quando o equipamento completar 40 mil quilômetros.
Neste caso também pode ser trocada com base na mensuração de tempo, em média de 5 anos para realizar a manutenção.
Se a sua correria industrial já passou dos 5 anos de uso, é provável que ela já tenha perdido a sua eficiência, podendo sofrer alguma ruptura, danificando os equipamentos e os sistemas onde ela foi utilizada.
No geral, é preciso ficar atento ao estado da correia, quando observar que ela já está desgastada troque-a e evite remendá-las, pois isso pode trazer ainda mais problemas para você e seus equipamentos.
Linha de correias industriais de qualidade você encontra em nosso e-commerce
A Mack Flex é distribuidora de uma excelente linha de correias industriais. Fornecemos em nosso e-commerce correias em “V” (perfil A,B,C, etc..), sincronizadoras (todos os perfis), variadoras, laminadas, planas e polias em “V” e sincronizadora.
Contamos com um grande estoque de produtos, oferecendo as melhores marcas do mercado, com uma equipe especializada e preparada para atender todas as suas necessidades.
Temos ainda uma linha completa de produtos para manutenção industrial e proteção individual. Temos uma equipe de vendas pronta e qualificada para orientá-lo e atendê-lo da melhor maneira.
Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!