As abraçadeiras de metal são itens muito utilizados para fixar, apertar ou vedar tubos, mangotes, mangueiras e outros equipamentos.
Elas podem ser fabricadas de plástico ou metal. Leia nosso texto de hoje e saiba mais sobre esse itens, os modelos disponíveis no mercado, suas aplicações e onde adquirir as de boa qualidade.
Abraçadeiras de Metal, o que são?
As abraçadeiras de metal, chamadas por alguns de “braçadeiras”, são peças muito importantes para fixar objetos no chão, parede ou outro tipo de superfície, também servem para apertar mangueiras, tubos e mangotes.
Elas estão presentes nas indústrias, faculdades e até mesmo em residências, fixando antenas, placas, postes, tambores, tubulações, entre muitos outros.
As abraçadeiras, no geral, fazem uma volta ao redor de objetos, cumprindo a função de um “abraço”, que envolve alguém ou algo entre os braços, transmitindo assim uma certa segurança.
Quando as Abraçadeiras de Metal são feitas de aço carbono ou aço inox, elas possuem ainda mais vantagens, devido à sua capacidade de sustentação, durabilidade e resistência. Possuem assim:
- Maior fixação;
- Alta resistência;
- Alta soldabilidade.
É bom você entender que há uma diferença entre ferro e aço, a sua dureza. Essa característica é adquirida a partir do contato com outro componente que é o carbono. É o nível de carbono que vai determinar o grau de dureza ou não do material.
O aço carbono, um famoso material no uso das Abraçadeiras de Metal, é encontrado em três diferentes formas: o baixo carbono, com 0,2% ou menos de carbono, o médio, entre 0,2% e 0,5%, e o alto, com mais de 0,5% de carbono em sua composição.
As abraçadeiras de aço carbono são muito usadas em processos de média complexidade dentro da indústria e da construção civil. O aço carbono lida muito bem com várias situações e funciona como um meio termo entre materiais baratos e de pouca qualidade e materiais caros e pesados.
O aço é uma ótima opção para quem quer comprar com qualidade e com um preço em conta. Diferente do alumínio, que é barato, mas pouco durável, o aço carbono é uma excelente opção para indústrias ou construção civil, por exemplo, que precisam adquirir grandes quantidades do produto e garantir que ele tenha uma longa durabilidade.
Em um canteiro de obras a parte mais importante do processo de construção é garantir a segurança dos trabalhadores. Nesse sentido, uma abraçadeira de aço é a opção ideal, por ser mais resistente que o alumínio e cumprir bem a função de fixação.
As abraçadeiras de aço carbono também são muito resistentes à pressão, principalmente quando se trata de algum fluido, como a água. Por isso, em situações onde a abraçadeira precisa ficar submersa, por exemplo, essa é a melhor opção.
Outra vantagem das abraçadeiras de metal feitas com o aço carbono é sua alta soldabilidade, ou seja, facilidade em realizar a solda do material. Ideal para o processo de soldagem de abraçadeiras que precisam, por algum objetivo específico, unirem-se.
O alto índice de soldabilidade também indica mais resistência à pressão a altas e baixas temperaturas.
Tipos de Abraçadeiras de Metal
As Abraçadeiras Metálicas podem ser fabricadas com bronze, latão, aço carbono, aço inox etc. O acabamento e suas topologias também podem variar.
Sendo assim, as abraçadeiras que sustentam eletrodutos ou dutos de líquidos ou gases, podem apresentar topologia ômega, que pode ser ajustada por um par de porca e parafuso, ou por cunha metálica.
Os tipos mais comuns de Abraçadeiras de Metal, são:
- Abraçadeira Mangote Superior: indicada para serviços pesados em mangotes ou tubos de material rígido;
- Abraçadeira Micro: possui extremo ajuste de seus componentes e perfeita circularidade, além de grande capacidade de vedação;
- Abraçadeira Mola: recomendada para aplicações onde existam bruscas variações de pressão e temperatura;
- Abraçadeira Presil: indicada para uso em mangueiras de material macio e, por não possuir perfurações em sua fita, evita danificar a mangueira;
- Abraçadeira Radial: utilizada em indústria automobilística e em sistemas hidráulicos submetidos a altas pressões;
- Abraçadeira U: possui grande resistência mecânica. É fornecida com arruelas de pressão, disponível em aço carbono;
- Abraçadeira Cron: recomendada para uso em mangueiras de material semirrígido e em materiais macios. Possui alta capacidade de aperto;
- Abraçadeira Tucho: recomendada para uso em locais que necessitam altos índices de aperto.
Abraçadeira Tipo Unha
Uma boa alternativa para fixar eletrodutos, ou tubulação para gases e líquidos, é fazer o uso de Abraçadeiras Tipo Unha. Seu nome é assim devido ao seu formato que, de fato, lembra uma unha de rapinante, mas que se limita a envolver parcialmente o duto ou tubo.
Abraçadeira Tipo U
As abraçadeiras mais utilizadas são as de tipo U, elas servem para montagens de estruturas a base de cabeamento de aço, geram um vínculo entre os cabos, resultando em estruturas hiperestáticas sem recorrer a soldagem.
Essas Abraçadeiras de Metal, neste formato, possibilitam o desmonte da estrutura em um prazo inferior ao investido na montagem, gerando menos material sucateado.
No caso de postes usados em perímetro urbano, ou em beiras de rodovias e ferrovias, é comum que em alguma das arestas do poste seja instalado um eletroduto, acompanhando o poste do chão ao topo.
Esses eletrodutos devem ter estabilidade elevada, para assegurar integridade dos cabos que os permeiam e as maiores provações a que essa estrutura pode ser submetida como as intempéries, com ventos até 80 km/h e precipitação de granizo.
Os meios para vincular esses eletrodutos são as Abraçadeiras de Metal. Nada, em um caso como esse, poderia ser mais efetivo que uma Abraçadeira de Aço Inox, por exemplo.
Abraçadeira de Aço Inox
A Abraçadeira de Aço Inox é excelente, tanto no quesito resistência mecânica a tensões mecânicas, quanto a tolerância a ataques por chuva, ácida ou não. É a melhor composição para maior durabilidade e integridade. Elas não passam pelo processo de corrosão (ferrugem).
Esse tipo de Abraçadeira de Metal Inox é ideal para resistir a ataques de maresia. Para fixação em postes, por exemplo, ela pode ser adquirida com acabamento natural, ou com acabamento de tinta a base de poliéster.
O segundo acabamento acrescenta resistência contra raios UV e evita contatos com metais diferenciados, eliminando riscos de formação de “pilhas químicas”, cujos efeitos podem variar desde corrosão até geração de ruídos elétricos.
Abraçadeira de Aço Carbono
As Abraçadeiras de Aço Carbono, principalmente quando são galvanizadas viabilizam aplicações hidráulicas e pneumáticas, possibilitando desde conexões de máquinas de lavar roupas e lava-louças, até circuitos de arrefecimento veicular, passando por aplicações em instrumentação.
É comum o uso de Abraçadeira de Metal que passa pelo processo de galvanização, ou seja, uma abraçadeira de aço carbono que passa pelo processo de zincagem, ficando ainda mais resistente.
Tratadas contra oxidação, devem tolerar solventes, detergentes, fluidos abrilhantadores, água sanitária e alvejantes, para citar os mais comuns.
Onde utilizar as Abraçadeiras de Metal?
As Abraçadeiras de Metal, como falamos no início deste artigo, estão muito presentes em residências, instituições e indústrias. Elas também podem ser utilizadas em setores como, por exemplo:
- Construção Civil;
- Consertos caseiros;
- Faculdades;
- Ferrovias;
- Manutenção de Automóveis;
- Rodovias.
As abraçadeiras fixas ou ajustáveis, vieram substituir os amarrilhos, os nós, que cedo ou tarde cediam, e que exigiam prática e habilidade. Assim, elas são soluções genéricas, fáceis de aplicar e de remover e, o mais importante: facilmente recicláveis.
Cada tipo de Abraçadeira de Metal serve para um uso específico, podemos dar alguns exemplos abaixo:
- Micro de aço carnono e inox: Uso em mangueiras de material macio.
- Mola de cromo vanádio: Aplicações onde existem bruscas variações de pressão e temperatura ou acomodação do material da mangueira;
- MS (Mangote Super) de aço carbono e inox: Indicadas para serviços pesados em mangotes ou tubos de material rígido;
- Presil de aço carbono e aço inox: Mangueiras de material macio.
- Simplex de aço carbono: Indicadas para uso em locais com baixa pressão.
- Tucho de aço carbono e aço inox: São recomendadas para uso em locais que necessitam de altos índices de aperto.
- Tipo U em aço carbono: recomendadas para uso em escapamentos de automóveis, caminhões, tratores, fixação de antenas e tubulações, possuindo grande resistência mecânica.
Existem ainda muitos outros tipos e aplicações de Abraçadeiras de Metal, mas é muito importante procurar por empresas que possuem profissionais responsáveis e experientes para lhe orientar sobre qual modelo é o ideal para o seu projeto.
Aqui na Mack Flex você encontra uma linha completa de Abraçadeiras de Metal
As abraçadeiras de metal da Mack Flex possuem a variedade que sua aplicação precisa, com modelos para fixar tubos e mangueiras com muito mais eficiência e durabilidade.
Todos os modelos possuem bases metálicas para fixar tubos simples, duplo ou pesado. Além disso, podem fixar materiais rígidos ou pesados com máxima precisão.
Além de segurança, as abraçadeiras proporcionam muito mais organização para sua instalação. Confira tipos disponíveis em nossa loja virtual para encontrar o ideal para a sua necessidade e garantir o que há de melhor em termos de desempenho e durabilidade.
A Mack Flex possui uma grande variedade de materiais de manutenção industrial nas linhas hidráulicas, pneumáticas, correias EPI’s e muito mais. Todos eles com um elevado padrão de qualidade, para que possam atender todas as aplicações com excelência.
Entre em contato e tire suas dúvidas!