A Mack Flex trabalha com a distribuição de mangotes fabricados com os melhores materiais do mercado, de alta qualidade e resistência.
Eles são utilizados, principalmente, no setor industrial para diferentes aplicações. São itens flexíveis e com excelente custo-benefício. Leia mais sobre este assunto neste texto de hoje!
Mangotes, o que são?
Mangotes são basicamente mangueiras industriais, porém são mais curtos. São usados principalmente na sucção de líquidos ou materiais de outras naturezas.
Sua função também é realizar o transporte de materiais sólidos, líquidos e gasosos. E podem ser utilizados para substituir tubulações metálicas de forma segura, eficiente e econômica, agregando ainda, outras vantagens no processo produtivo.
Geralmente eles possuem uma armação no estilo espiral em sua composição, devido ocorrer pressão negativa (ao contrário das mangueiras) em seu interior, com o intuito de não murcharem.
Esses itens são amplamente difundidos graças à facilidade e a praticidade de aplicação na condução de fluidos. A maioria deles são fabricados a partir de borrachas de polietileno.
No geral, os mangotes são flexíveis e adaptáveis a muitas aplicações, podem ser utilizados, além dos líquidos, no escoamento de grãos, na dispersão e sucção de partículas sólidas e materiais pesados, como por exemplo: minérios e britas, fluidos como ar e gases.
Como visto, podem conduzir produtos da indústria alimentícia, e neste caso são fabricados com materiais atóxicos.
Os materiais mais comuns que encontramos de mangotes, disponíveis no mercado, são os modelos de PVC, fios de algodão e fios de nylon. Mas é importante saber qual será a sua aplicação para escolher o modelo ideal para o seu projeto.
Geralmente são fabricados sob mandril reto ou curvo, flangeada ou não, porém, construído com uma espiral de aço mola para suportar pressões negativas (sucção) e positivas (descarga) de produtos.
O mangote de borracha, por exemplo, pode ser feito com diferentes tipos de composto de borracha para atender às diversas aplicações industriais. A borracha usada na sua produção possui maior vida útil se comparado às peças metálicas, seu custo é relativamente baixo, proporcionando uma excelente relação de custo-benefício.
Os principais setores que utilizam o mangote de borracha são: agricultura, construção civil, dragagem, mercado ferroviário, papel e celulose, indústria química, saneamento básico, siderurgia e principalmente em mineração.
Tipos de mangotes que comercializamos
Existem muitos modelos de mangueiras e mangotes, podemos citar como exemplo esses a seguir:
- Marteletes, fabricadas em borracha sintética, com tranças de fios têxteis, suportam temperaturas que variam entre -40°C e 90°C;
- Mangueiras e Mangotes de Sucção, ideais para indústrias alimentícias que desejam conduzir produtos como cervejas, vinhos, leite e refrigerantes, pois podem ser fabricadas em material atóxico, aprovado pelo Food And Drug Administration (órgão americano-FDA);
- Mangueiras e Mangotes Flat, construídas em PVC flexível com fios de poliéster, amplamente usadas em caminhões pipa, irrigação, condução de líquidos pastosos, entre outros;
- Mangueiras e Mangotes de Solda, fabricadas em borracha sintética preta com fios têxteis de alta resistência, resistentes à abrasão e ozônio.
As mangueiras e mangotes podem possuir acessórios como terminais e flanges, que são, por exemplo, muito utilizadas na indústria automotiva.
Os modelos de Mangotes são divididos de acordo com as categorias de aplicações, como: ar e água, gases, solventes, vapor, óleo, areia e minério, alimentos e transparência.
No caso do modelo destinado para ar e água podemos falar do Mangote MAA 300, que é recomendado para aplicações com ar comprimido em equipamentos pneumáticos em geral e para água.
Já o LP 300, é um dos modelos de mangotes de gases, recomendado para a condução de gás natural e GLP em instalações industriais.
Um exemplo de Mangote para solventes é o 77B, recomendado para pinturas pulverizadas e solventes a base de petróleo como tolueno, benzeno, xileno e tetra clorídricos de carbono.
Os Mangotes 206MB são recomendados para altas pressões de vapor saturado e/ou superaquecido, pertencendo, portanto, à categoria de mangotes de vapor.
Os Mangotes MOG 250 são da categoria óleo, sendo recomendados para condução de óleos minerais, graxa, óleo combustível, gasolina e derivados de petróleo.
A categoria para areia e minério têm como destaque os Mangotes MJA 150 utilizados em serviços de jateamento de areia ou granalhas, utilizada geralmente para jateamento de peças brutas em fundições, forjarias e outras aplicações industriais.
Os Mangotes Mustang 45HW são modelos de transparência, servem para transferência de uma variedade de produtos químicos entre caminhões tanque, embarcações, navios e tanques de armazenamento.
Aqueles recomendados para transferência de leite, sucos, refrigerantes, produtos farmacêuticos, cosméticos ou produtos a base de água são os mangotes Food & Beverage Master que pertencem à categoria de alimentos.
Esse último modelo citado acima requer uma mangueira sanitária aprovada pelo Food And Drug Administration (órgão americano-FDA).
Por que usar mangotes em meu projeto?
Os mangotes possuem muitos benefícios, por isso são muito procurados para o uso em indústrias, veja alguns exemplos abaixo:
- Flexibilidade;
- Resistência à abrasão;
- Resistência às altas temperaturas e a produtos químicos;
- Excelente custo-benefício.
- Conduz diversos materiais, além dos líquidos.
Os mangotes de borracha, por exemplo, além de proporcionarem esses benefícios, mencionados acima, conseguem absorver vibrações e são resistentes à corrosão.
A cobertura dos mangotes de borracha são resistentes à abrasão, alta temperatura, ozônio, raios UV e intempéries.
Sua construção pode ser enfaixada ou trançados para suportar pressões de trabalho: 75 psi, 150 psi e 300 psi.
Além de todos os benefícios, mencionados, a estrutura geral dos mangotes são feitas com um conjunto de flanges e contra flanges em aço carbono, podendo ser fornecidos com ou sem o sensor de desgaste.
Para sua maior segurança, são realizados testes hidrostáticos, para garantir que a curva resista às pressões de trabalho requeridas, com a pressão superior a 20% do valor máximo garantido.
Conheça a Mack Flex a maior distribuidora de Mangotes
A Mack Flex atua na distribuição de materiais de manutenção industrial desde 2012, o que inclui as linhas pneumáticas, mangotes, mangueiras, correias, EPIs, abraçadeiras, entre muitos outros.
Contamos com um grande estoque de produtos, oferecendo as melhores marcas do mercado, com uma equipe preparada para atender todas as suas necessidades.
Temos uma linha completa de produtos para manutenção industrial e proteção individual. Temos uma equipe de vendas pronta e qualificada para orientá-lo e atendê-lo da melhor maneira.
Faça um orçamento agora!